GUARULHOS - Jovens não se cuidam e Guarulhos continua com 90% de ocupação de UTIs

A insistência de jovens em não respeitar as medidas de proteção contra o contágio pela covid é um dos fatores que explicam que Guarulhos continue com alta taxa de ocupação de UTIs na rede pública: nesta segunda-feira, 17, o boletim da Vigilância Epidemiológica Municipal aponta 89,7% das UTIs ocupadas. Os índices de mortes por covid vêm caindo na cidade: foram 138 na semana entre 26/4 e 3/5; 123, entre os dias 3 e 10; e 87 entre o dia 10 e hoje, dia 17. Mas as UTIs continuam próximas do colapso, sempre em torno de 90% e até mais.

No domingo, 16, um evento com praticantes de skate, na rampa desse esporte situada em frente ao Comercial Esperança, no bairro Cocaia, estava lotado de jovens, quase todos sem máscaras. Os índices de internação no estado de São Paulo mostram crescente presença de pessoas abaixo de 50 anos e têm havido mortes de jovens até com menos de 20 anos. Baladas e festas clandestinas têm sido interrompidas seguidamente pelas forças de segurança, em diversas cidades, o que demonstra que o evento de Guarulhos é apenas mais um, entre tantos nos quais jovens fingem que o mundo está normal, que nada de grave está acontecendo.

Não se trata de querer que as pessoas vivam assustadas, cheias de medo. Mas, que encarem a realidade de que o Brasil ainda está enterrando mais de 2 mil pessoas por dia, aproximando-se do total de meio milhão de vidas perdidas. E que, para evitar levar o vírus para casa ou para colegas de trabalho, tomem todas as precauções, a começar pela higienização das mãos e pelo uso de máscaras.

Dados da Vigilância Epidemiológica Municipal desta segunda-feira (17/05/2021): 


Casos confirmados – 65.996
Total de recuperados – 61.357
Taxa de cura – 92,97%

Total de óbitos – 3.737 confirmados e seis em investigação
Taxa de letalidade – 5,66%

Taxa de ocupação de leitos de UTI em hospitais públicos de Guarulhos: 89,7%
Taxa de ocupação de leitos de enfermaria em hospitais públicos de Guarulhos: 76,4%
Taxa de ocupação de UTIs da Grande São Paulo: 76,5%*disponibilidade conforme sistema Cross

Total acumulado de doses contra a Covid-19 no Vacivida: 278.478
(Fonte: Vacivida. Dados provisórios sujeitos a alteração).

F.CLICK GUARULHOS/VALDIR CARLETO

foto guarulhos ig


Categoria:SAÚDE

Deixe seu Comentário