Veja o que abre e o que fecha na cidade de SP no domingo de eleições; seis cidades não cobrarão tarifa de transporte público
Trechos de quatro ruas na cidade de São Paulo vão sofrer interdições e alterações neste domingo (2). O tempo deve apresentar uma trégua passageira com relação às chuvas, segundo o CGE.
Durante as eleições, no domingo (2), primeiro turno das eleições, alguns serviços públicos municipais e estaduais terão um funcionamento diferenciado na cidade de São Paulo (confira abaixo).
Segundo as prefeituras, seis cidades da região metropolitana não cobrarão tarifa de transporte público, no domingo: Diadema, Osasco, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista. A capital e outros 19 municípios vão reforçar a frota.
Em São Paulo, trechos de quatro ruas vão sofrer interdições e alterações no estacionamento de veículos (veja lista abaixo). Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a vacinação nos parques e na avenida Paulista deve ficar suspensa no dia da votação.
O tempo deve apresentar uma trégua passageira com relação às chuvas neste domingo (2), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.
O amanhecer será com céu encoberto e termômetros em torno dos 13°C. No decorrer do dia, uma ligeira sensação de frio, em decorrência do vento persistente que segue soprando do mar em direção à faixa leste paulista.
A temperatura máxima se eleva um pouco mais em relação aos dias anteriores e deve registrar 22°C com taxas de umidade do ar entre 65% e 95%. O dia termina sem previsão de chuva para a Capital e Região Metropolitana de São Paulo.
Vacinação contra a Covid-19, poliomielite e multivacinação
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que não haverá vacinação nos parques e na avenida Paulista no domingo (2).
De acordo com a pasta, as campanhas de vacinação contra a Covid-19, poliomielite e multivacinação serão realizadas nas AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, das 7h às 19h, somente neste sábado (1º).
Atendimento em Saúde
O atendimento à população será restrito aos equipamentos de urgência e emergência, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Prontos-socorros (PSs), Prontos Atendimentos (PAs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h, Hospitais Municipais (HMs), além do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).
CPTM, Metrô e EMTU
As linhas de transporte sobre trilhos da CTPM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), da ViaMobilidade e do Metrô de São Paulo poderão ter reforço na frota de trens durante o próximo domingo (2), dia do primeiro turno das eleições, caso a demanda de passageiros se mostre acima do usual para o dia, segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
Algumas empresas irão operar com menor intervalo entre os trens (confira abaixo), além de reforço no efetivo de agentes de segurança nas estações e de funcionários nas bilheterias.
CPTM
As linhas vão operar com intervalo médio de 10 minutos entre a passagem de um trem e outro. Se houver uma demanda maior do que o normal para domingos, composições reservas estarão à disposição para entrar em circulação e atender a população.
Metrô
A frota programada para circular no dia é a mesma que a de um sábado ou domingo comum, mas trens reservas serão colocados em operação, se identificada a necessidade.
EMTU
As frotas seguirão os horários usuais para um domingo, sem alterações.
ViaMobilidade e ViaQuatro
O quadro de funcionários das empresas será reforçado, e os seguranças, distribuídos em pontos estratégicos das estações e do interior dos trens. O intervalo médio nas linhas 8 - Diamante e 9 - Esmeralda será de 10 minutos.
SPTrans
As frotas irão circular em esquema equivalente ao de um sábado e com reforço de cerca de 2 mil veículos na operação.
Transporte para populações indígenas
A Prefeitura de São Paulo informou que a população indígena terá transporte especial para o dia da votação na capital paulista neste domingo (2), conforme pedido do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Segundo a gestão municipal, a frota de cinco micro ônibus e duas vans serão disponibilizadas para transportar as comunidades indígenas das regiões de Jaraguá e Parelheiros, as quais correspondem às 403ª e 381ª Zonas Eleitorais, respectivamente.
Feiras, mercados e sacolões
Feira, mercados e sacolões poderão ter os horários alterados ao longo do feriadão. As feiras que não funcionarão podem ser conferidas no Diário Oficial, na publicação realizada no dia 28 de agosto.
Interdições
Trechos de quatros ruas na cidade de São Paulo recebem interdições e alterações no estacionamento de veículos neste domingo (2) de eleições.
Por solicitação da Justiça Eleitoral do Estado de São Paulo, o município tem bloqueios nas seguintes ruas:
- Rua Francisca Miquelina, entre R. Dona Maria Paula e R. Aguiar de Barros, na Bela Vista – do começo de sábado (meia-noite) até o final de domingo (23h59).
- Rua Américo Falcão, entre R. Jacaratinga e R. Estância, no Campo Limpo – das 6h de sábado às 23h59 de domingo.
- Rua Elísio Ferreira, entre R. Dr. Felice Buscaglia e Av. Ragueb Chohfi, em São Mateus – sexta e sábado, das 6h às 14h, e domingo, das 16h às 23h59.
- Avenida Paulo Ferreira, entre R. Jesuíno de Brito e Anastácio de Souza Pinto, na Freguesia do Ó – sexta e sábado, das 6h às 14h, e domingo, das 16h às 23h59.
Estacionamentos e Zona Azul
Os motoristas poderão estacionar nas vias sinalizadas com placas de proibido estacionar, exceto nos corredores de ônibus, nas faixas exclusivas e nas vias de transporte rápido.
Diferente de 2018, neste ano, a Zona Azul funcionará normalmente, de acordo com a sinalização de cada local.
Vagas
- Rua Genebra, entre R. Aguiar de Barros e R. Maria Paula, do lado ímpar;
- Rua Dr. Falcão Filho, altura do n° 121, em ambos os lados;
- Avenida Brigadeiro Luís Antônio, faixa de ônibus entre R. Jandaia e R. Aguiar de Barros, no sentido centro;
- Rua Francisca Miquelina, entre R. Aguiar de Barros e R. Santo Amaro, do lado ímpar.
Ciclofaixas de lazer e Ruas abertas
As ciclofaixas de lazer da cidade de São Paulo e o Programa Ruas abertas estarão desativadas no próximo domingo (2), quando acontece o primeiro turno das Eleições de 2022.
A medida, segundo a gestão municipal, visa garantir a fluidez no trânsito da capital e o acesso dos eleitores a seus locais de votação. Em 2018, a suspensão também do programa também ocorreu.
Assim como ocorreu anteriormente, o programa "Ruas Abertas" ficará suspenso na Avenida Paulista no dia da votação, permitindo a circulação de veículos pela via durante todo o dia.
Por sua vez, o Elevado Presidente João Goulart, conhecido como "Minhocão" também estará com tráfego liberado para os motoristas, das 7h à meia-noite.
FONTE G1